Hipóteses


"São prováveis respostas do problema"

           Orientam a pesquisa.



Júnior (2008, pag.43) diz que:

Hipótese é uma suposição que serve de ponto de partida para a realização de uma pesquisa. Consiste numa afirmação, que o pesquisador entende como verdadeira e que tentará comprovar ao longo da pesquisa. É uma pré-solução para o problema levantado. No final do trabalho, ela poderá ser confirmada ou rejeitada, fato que, se ocorrer, não invalida o trabalho como um todo.


Costa e Costa (2011, pág.29) destacam que “uma pesquisa pode ter várias hipóteses” e que “ela, ou elas, deve ser elaborada a partir da experiência do pesquisador e de observações”.  Na escolha das hipóteses deve-se questionar sobre: "Estudos com abordagem quantitativa: O que espero que aconteça com minha intervenção sobre a realidade estudada (antecipa uma relação causa-efeito)? Estudos com abordagem qualitativa: O que penso encontrar na realidade estudada?"


Agnes e Helfer (2011, p. 20) dizem que as “hipóteses são respostas prováveis do problema” e que “servem para orientar a pesquisa, pois na medida em que se avança na investigação, procura-se elementos para corroborá-las ou refutá-las.”